Pernóstico
Há coisas – em especial palavras – que, em seu significado, contradizem a essência do que representam. Convenhamos que o termo “pernóstico” não é muito usual, significa “aquele que usa palavras difíceis propositalmente; de linguajar complicado”. Ora, a própria palavra “pernóstico” é pernóstica.
O pernóstico da escrita precisa de auto-afirmação, necessita expor todo o seu opulente léxico, repleto de expressões e analogias obsoletas, a fim de transparecer sua suposta superioridade intelectiva. No entanto, apesar da semântica ater a palavra “pernóstico” ao campo das palavras, considero que existem outros gêneros de pernósticos, em diversos segmentos.
Há o pernóstico do trabalho, que dificulta tudo, negligenciando a agilidade e burocratizando todas as ações. Para ele nada é simples ou acessível. Ah, e o chefe é um sortudo arrogante; Existe o pernóstico da convivência, que independendo o âmbito em que esteja, economiza gestos vênios, sorrisos e qualquer manifestação de afetividade e simpatia; E, para completar a trinca dos pernósticos mais comuns, apresento o mais nefasto deles: o pernóstico que age de tal forma consigo mesmo. Este tende a superdimencionar seus erros e a depreciar seus acertos, vetando, normalmente, elogios ou a possibilidade de sentir-se bem e pleno com quem ele é em sua essência.
Entendamos, portanto, estes os quais acima descrevi como forçosos ranzinzas. Toda espécime pernóstica é maquiada, deliberada: age premeditadamente e faz objeções à vida por livre e espontânea vontade. Não os confundamos com os que possuem personalidade sisuda e pessimista, porque estes são naturais; natos.
Ser avesso à simplicidade é um atentado; um distúrbio muito popular. Ser simples é não ser enfeitado demais. É fazer com que a extravagância e o garbo exagerado sejam esporádicos, bem direcionados e oportunos. E não o contrário.
Um pernóstico quer sempre dificultar por achar que isso o eleva. Se você não é inerentemente de mal com a vida e acostumado a amontoar empecilhos, criando obstáculos a torto a direito, ou você é pernóstico, ou boa praça de bem com a vida. Espero que seja a segunda opção.
2 Comentários:
esmeradamente escrito, de alfa a omega.
Tomara que volte a postar, sindo falta dos teus textos. Abrazo
Quem é?
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial