terça-feira, 1 de novembro de 2011

Muito além do rótulo

O cenário atual aponta para uma realidade de mentira e faz de conta: Somos o que parecemos ser. Na maioria dos casos é assim que as pessoas te tratarão, sem curiosidade nem interesse por conhecer algo além da sua aparência.

Quiçá esta “ideologia” não seja tão recente... O homem é naturalmente afeito à precipitação. Assim como se auto-impõe mensurar todas as coisas, precisa julgar tudo que ousar cruzar seu caminho. No entanto, procede de maneira insossa, sem profundidade e, por conseqüência, injusta.

Por mais que este método de avaliar seja uma idiossincrasia inerente ao homem, tal processo se acentua pelo jeito que são conduzidas as relações atualmente, baseadas e alicerçadas em distanciamento e imprecisão.

Se você for sério haverá quem te chame de arrogante; Se for descontraído, será taxado como sardônico ou debochado; Se for apreciador dos bons costumes e educado, o rotularão como certinho e, por conseguinte, como sisudo, incapaz de se divertir; Se for boa praça, simpático e pândego, lhe chamarão de interesseiro. Ou seja, não há escapatória. É um legítimo beco sem saída.

E, pior: um “bom rótulo” é facilmente perdível, já em contrapartida, um rótulo indesejável pode ser interpretado como conteúdo uma vida inteira. Algumas avaliações, perante a aceitação geral, tornam-se definitivas. Mesmo que na realidade – pasmem – nem existam de verdade, não passando de meras impressões. Imprecisas impressões, como sempre. Aliás, você é uma coisa e fim de papo, se age de determinada forma movido por circunstâncias, você é o que fez de forma isolada, o conjunto que lhe erige não é preponderante.

Se você fizer, será rotulado. Se não fizer, igualmente será. Melhor ficar com a ação do que entregar-se ao mundo inoperante da omissão. O que muda é apenas o teor da avaliação. Cabe escolher, malandramente, a menos nociva. Quanto aos rótulos, rasgue-os e jogue-os fora, não apenas aqueles lhe impuseram, mas também aqueles que você empregou. Chega de superficialidade!

2 Comentários:

Anonymous Cassiano da Silva Leite disse...

I'm your fan haha

26 de janeiro de 2012 às 15:04  
Blogger Ivens B. Iskiewicz disse...

kkkk

10 de março de 2012 às 19:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial